• Íkaro Fontenele | @ikaro_fontenele

M&A: A estratégia de negócios que impactou o crescimento da Magazine Luiza.

Atualizado: Fev 12



Quando se pensa em “fazer uma empresa crescer”, é muito comum recorrer a meios como “escalar negócios” ou desbravar espaços inexplorados do mercado (oceano azul) para empreender.


Esses meios, contudo, tornam a jornada do empreendedor mais solitária, podendo sobrecarregar os colaboradores e desenvolvendo barreiras para que se tenha um bom resultado.


O M&A, por sua vez, permite a união das forças da sua empresa com as de outra companhia. Com isso, é possível expandir os negócios e o alcance da sua empresa unindo esforços do que as duas já fazem bem.


Um dos mitos das Fusões e Aquisições é que muitos empreendedores se enganam em pensar que precisam ser grandes para fazer uma boa estratégia de M&A. O crescimento da Magazine Luiza, grande exemplo de como começar essa estratégia, pode ser o que faltava para sua empresa chegar ao próximo nível.


Quando a Magalu começou, eles estavam praticamente quebrando e eram um pedaço pequeno do que se tornaram hoje.



Mas afinal, o que é M&A?

M&A é a abreviatura em inglês de Mergers and Acquisitions e traduzida para o português: Fusões e Aquisições.


Ou seja, nada mais é do que a estratégia por meio da qual uma empresa ou grupo empresarial adquire novas empresas ou cria empresas conjuntas através de uma união para formar uma nova organização (fusões).


Através de Fusões e Aquisições, as empresas conseguem alcançar novas áreas, favorecendo seu desenvolvimento no mercado.


Essa estratégia de aliança tem como objetivo, portanto, além de um maior desenvolvimento no mercado:


- Oferecer mais produtos;

- Proporcionar obtenção de ganhos com maior eficiência, através da economia de escala por meio do aumento na produção e redução do custo médio do produto; e

- Aumentar o share de mercado e outros benefícios para os stakeholders internos (acionistas, equipes de gestão e colaboradores), como: aumento de salários, reestruturação interna, espaços para novos colaboradores e grandes possibilidades para inovação.


Com essa estratégia de negócio, pequenas e médias empresas também podem aproveitar ao máximo as vantagens de seus negócios, começar a se consolidar no mercado e atrair talentos, o que é fundamental para o desenvolvimento da empresa no médio e longo prazo.


M&A da Magazine Luiza

A Rainha do Varejo, Magazine Luiza, foi fundada em 1959 por Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato. Em 1991, sua sobrinha, que veio a ser uma das empresárias mais bem sucedidas do Brasil – líder do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano Donato, assumiu a superintendência da Companhia.

Em 1976, ocorreu a primeira aquisição da empresa, com as Lojas Mercantil. A partir da referida união, a Magazine Luiza abriu suas primeiras filiais em cidades do interior de São Paulo. Vinte anos após sua fundação, a Magazine Luiza já possuía trinta lojas.


Já em 2001, ocorreu a aquisição da rede Wanel; em 2003 a Lojas Líder; 2004 as Lojas Arno; 2005 Lojas Base, Kilar e Madol, garantindo a expansão e um menor custo e tempo em operação.


A Magazine Luiza em 2008, teve a sua primeira grande divulgação na mídia, em um programa televisivo ao vivo, inaugurou de uma só vez 44 lojas em São Paulo em comemoração aos 50 anos da varejista.


Durante todos esses anos, a Magazine Luiza não ficou conhecida apenas por suas inaugurações de lojas físicas em massa, mas também por suas Fusões e Aquisições estratégicas. Foi em 2019, que ela colocou as suas parcerias e aquisições para jogo. Mostrou que unir forças é muito mais vantajoso, do que lutar sozinha no mercado brasileiro.


Em 14 de junho de 2019, a Magazine Luiza faz uma das aquisições mais famosas de 2019, a compra da Netshoes. Com a compra da loja virtual Netshoes, a Magalu torna-se líder no varejo online de roupas, calçados e artigos esportivos, agregando 250.000 itens ao seu portfólio, além das marcas Zattini, Shoestock e Free Lace.


Sua base de consumidores salta, então, para 25 milhões, um incremento de mais de 7 milhões de clientes.


E em novembro de 2019, Magazine Luiza fecha parceria com a Linx. O “pulo do gato” dessa parceria é o sistema Linx OMS conectado ao marketplace do Magalu, incluindo a Netshoes. Assim, os usuários da primeira plataforma poderão publicar seus catálogos de produtos no canal do Magazine Luiza, acelerando suas vendas. Além disso, os vendedores que usam ambos os sistemas poderão usar seus próprios pontos físicos como opção de entrega ou retirada de produtos vendidos pelo sistema do Magazine Luiza.


Hoje, a grandiosa Magalu é dona das marcas Netshoes, Softbox, Integra, Aiqfome, dentre outras. Sendo uma das marcas mais valiosas e uma das maiores redes de varejo e de lojas virtuais do Brasil.


Como funciona o processo de Fusão e Aquisição?


Em conformidade a um aspecto da gestão estratégica, as Fusões e Aquisições podem permitir que a sua empresa cresça e mude sua natureza de negócios ou posição competitiva.


Desse modo, tudo é cuidadosamente realizado e planejado de uma forma muito complexa. Dependendo da empresa que lidera esses negócios, o processo pode mudar, mas geralmente envolve as seguintes etapas:


- Elaboração do Plano de execução estratégico;

- Identificação de objetivos e necessidades;

- Busca de empresas;

- Cálculo do Valuation;

- Avaliação das empresas interessadas;

- Tomada de decisão;

- Apontamento de valores;

- Negociação;

- Preparação da documentação;

- Due diligence (investigação de risco da oportunidade de negócio);

- Definição das condições de compra;

- Fechamento de contrato;

- Transferência de ações e recursos.


Nesse sentido, será preciso estruturar muito bem os termos em que essa relação vai acontecer no futuro. Para fazer isso, não tenha dúvidas, conte com um bom time de advogados para te aconselhar e ajudar você a chegar a um acordo interessante.



Todos os direitos reservados - Barreto e Maia Advogados ©2018

Avenida Santos Dumont, 1.510, 14º andar, Fortaleza/CE  

contato@barretoemaia.com.br